I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Artigo

CONTROLE DE COR
Balanço do Branco
O maior desafio para os profissionais que utilizam câmeras digitais, é manter a uniformidade na cor das fotos, essa falta de controle implica diretamente na queda da qualidade das imagens.
Na cadeia de controle do arquivo digital o fotógrafo deve começar regulando corretamente sua câmera, as marcas mais conhecidas de câmera são reguladas de forma diferente, mas no geral os pontos a serem vistos são os mesmos.
Existe vários estilos de fotografia para eventos sociais hoje em dia, cada fotógrafo segue o que mais agrada o seu gosto, o mais apreciado seria o fotojornalismo com toques de descontração e arte nas imagens capturadas, esse estilo tem como característica o aproveitamento da luz ambiente proporcionando a cena um clima agradável e todo especial, essa técnica é aproveitada por todos os fotógrafos usuários de câmera digital.
Mas com tudo ao utilizar essa técnica sem um controle exato da luz, o resultado final com certeza não será o que esperava o fotografo, pois a falta de
uniformidade das cores em suas fotos, como invasões de luzes por exemplo vai prejudicar a qualidade final, é muito comum o fotografo pensar... ”ah, o laboratório corrige depois”, realmente o Photoshop tem um poder de correção fantástica, porém nada se compara a tratar uma imagem capturada com qualidade e outra totalmente fora da cor ideal. Uma dúvida comum entre os fotógrafos seria a utilização do espaço de cor na câmera, adobe1998 ou sRGB, a diferença básica entre os dois é que o adobe1998 captura a imagem com as cores mais naturais possíveis, quase como a visão humana enxerga, já o sRGB captura as imagens com a cor saturada, o espectro de cores que o sRGB pode registrar é pequeno, sempre tendenciando para o vermelho, por isso se o fotógrafo errar a luz na hora de fazer a foto, como deixar invadir a luz de um refletor por exemplo, isso vai prejudicar o tom de pele, a não ser que seja mesmo a intenção , como um efeito envelhecido.
A escolha do espaço de cor depende da aplicação da imagem capturada, no caso de ser um evento social como casamento utilize o adobe1998, isso facilita e muito a correção das cores, se o caso for fotos de paisagem pode utilizar o sRGB, mas para uso geral aconselho a utilização do adobe1998.
Não que seja proibido usar o sRGB, mas, ao utiliza-lo o fotografo deverá ter um controle muito grande sobre a iluminação para não ter problemas com a cor.
O RAW, é uma ótima opção para a qualidade de suas fotos, mas já pensou, ter que conferir e converter de 500 a 1000 fotos por casamento fotografado, fora o grande espaço que
o arquivo ocupa, a qualidade é indiscutível mas o tempo gasto para fazer tal procedimento o torna inviável para empresas e profissionais que trabalham com um numero grande de eventos sociais.
A chave para o registro com uniformidade e qualidade está no controle da iluminação e em um detalhe importantíssimo, é o balanço do branco na câmara, ao contrario de algumas câmeras com o software mais avançado, todas as outras não possuem uma precisão na regulagem do branco automático, assim registrando uma foto de cada cor, provocando uma salada de cores, a única forma de resolver esse problema é utilizar o balanço do branco de forma manual, não aconselho a utilização da opção para flash disponível nas câmeras, em um primeiro instante pode ficar bom mas a verdade é que os flashs não tem a mesma temperatura de cor (Kelvin) e com o tempo se desgastam e alteram a cor da luz emitida.
Definitivamente a melhor opção é regular o branco manualmente conforme a luz, por meio de um assessório prático e eficiente, como um filtro para correção do branco desenvolvido especialmente para isso, seja com o flash de estúdio, speed ligth ou qualquer tipo de luz continua.
Assim regulando branco e controlando as invasões de luz no rosto das pessoas fotografadas, teremos um aproveitamento maior na qualidade das imagens.
O controle de luz será abordado em uma próxima oportunidade e o filtro para a regulagem do branco pode ser adquirido junto a MAKO.
Adriano Moura


Notícias



Visitação:
De terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.
Fonte:http://www.foto.art.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
ATENÇÃO:
Todas as fotografias presentes neste bloque são da autoria de Cris Vieira e estão protegidas por lei.
A utilização das mesmas sem autorização, estará sujeita a processo crime nos termos legais, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor.